Alguns novatos ficam ansiosos demais pela falta de oportunidades e também pelo início num primeiro emprego.
Ele deve ser acompanhado pelos Pais, a fim de evitar desespero, uma queda em demasia de autoestima, aonde alguns chegam a entrar em forte depressão.
Estando em depressão, eles perdem totalmente a vontade de procurar por emprego, pelos estudos e até a falta de apetite e alimentação normal. É um risco sério à saúde do adolescente.
Acontece também com algumas pessoas em “desespero”, de aceitarem qualquer tipo de trabalho, mesmo aqueles que não têm nada a ver com a pessoa, seu conhecimento e seu gosto.
Já ouvi relatos de adolescentes dizendo que tinham vontade de tirar a própria vida por não conseguirem encontrar um trabalho, por sentirem-se uma sensação de total inutilidade por este motivo. Temos em algumas famílias uma grande dependência de que o adolescente a partir de certa idade já pode trabalhar e deve assim auxiliar nas despesas da casa. Este tipo de pressão pode provocar depressão séria no adolescente.
Não acredito com tanta facilidade na possibilidade de que tire a própria vidas, mas que possa ingressar no consumo de drogas ou bebidas, isto acredito que possa ocorrer. O adolescente pode inclusive, dependendo das más companhias, entrar num campo muito perigoso que é o de roubar outras pessoas ou até mesmo empresas, na busca de dinheiro para ajudar a família ou para satisfazer as suas próprias necessidades financeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário