Muitos adolescentes não sabem ou não decidiram ainda em qual área desejam trabalhar, qual carreira quer seguir. Essa indefinição ou indecisão, a qual é normal em certa idade, causa aflição e até estresse no adolescente, fazendo com que o mesmo pense várias vezes no mesmo dia, em parar tudo, fazendo uma mudança radical em sua profissão.
Por indefinição ou pressão, o adolescente pode inclusive entrar em depressão.
O correto é que os Pais auxiliem na escolha de uma profissão. Os Pais devem oferecer todas as informações necessárias para que possam entender e escolher o melhor para si.
O adolescente deve fazer vários cursos de qualificação profissional e preparatórios de nível iniciante, para conhecer e se preparar dentro da sua área de escolha.
Durante cada curso ele terá a possibilidade de analisar melhor se deseja mesmo seguir aquela área como profissão. Um curso já pode dar ideia completa de como será seu trabalho no dia a dia.
É muito interessante fazer o Teste Vocacional, o qual auxilia a esclarecer psicologicamente qual seria a melhor profissão ao adolescente. O resultado de um teste vocacional não é Lei ou Regras, mas sim uma simples ideia, baseada em informações repassadas pela própria pessoa, que podem indicar uma área profissional.
O ideal é que o adolescente comece sua escolha já a partir da infância, mas nada impede que o mesmo mude entre uma e outra carreira ou profissão, pois existem muitas opções de escolha e influências diárias da mídia destacando uma ou outra área.
As mídias existentes hoje, a Internet, o rádio, a TV, os jornais e revistas, são ricos em informações e indicações de caminhos que podem ser seguidos para formação profissional da pessoa. Antigamente, muitos adolescentes escolhiam uma profissão somente por ouvir falar bem dela, mas hoje temos acesso a informações valiosíssimas sobre cada profissão. O adolescente escolhe sabendo muito bem o que é e como é, qual salário, possíveis colocações e se existe mestrado ou pós-graduação para aquela área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário