quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Excesso de Confiança Profissional


O adolescente entra no seu primeiro emprego cheio de confiança, sabendo tudo, muitas vezes querendo mostrar serviço. Este excesso de confiança poderá atrapalhar no seu início em qualquer empresa.

O novato deve fazer o que é mandado, fazer aquilo que está descrito para a sua função e inicialmente nada mais.

Com o tempo e experiência, poderá iniciar então com sugestões ou ações visando a melhoria de resultados do trabalho, da seção ou até mesmo da empresa.

O excesso de confiança induz a pessoa a fazer ou tentar fazer coisas as quais não tem pleno conhecimento ou domínio, subestimando o risco ou possibilidades de erro.

Outro tipo de excesso de confiança é aquele em que o empregado acha que é “insubstituível”. Em alguns casos até pode ser, mas a empresa não pode viver na dependência de uma única pessoa. Algumas empresas preferem o risco de ficar sem este funcionário do que ficar refém do mesmo, sendo assim, a empresa irá dispensá-lo caso sinta-se nesta situação ou risco.

Algumas vezes, o empregado acha, mas não é insubstituível, chegando a alguns casos que o substituto é melhor ainda que ele.

Não seja presunçoso. Muitas empresas estão atentas a estes fatos e começam preparar outro funcionário para substituir o “arrogante”, o qual poderá causar problemas funcionais à empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário