O primeiro dia é de extrema importância para que todo e qualquer funcionário novo seja incluído na equipe ou no time, de maneira natural, sem possibilidade de marcas negativas ou traumáticas.
Um novato jogado de qualquer maneira numa seção para já começarem a trabalhar, sem ter um plano de iniciação, poderá queimar este novo colaborador dentro da empresa e talvez junto aos demais colaboradores.
Em alguns casos existe inclusive o perigo de acidentes, se o novato não for instruído e acompanhado por um funcionário mais experiente ou seu supervisor.
Em várias empresas, o novato não faz nada no primeiro dia. Neste dia ele recebe um tipo de treinamento de ambientação, onde é levado para conhecer a empresa, o sistema de trabalho, as normas e regras da empresa, os cuidados com a segurança, os novos colegas ou chefes com os quais terá mais contato e fica apenas observando como os trabalhos são feitos e tira suas dúvidas com seu iniciador, que pode ser o chefe ou um supervisor. Em pequenas empresas, quem inicia o novato é um dos funcionários mais experiente e responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário