terça-feira, 19 de junho de 2012

Agência de Empregos

Independente do tamanho da sua cidade, sempre terá uma Agência de Empregos mantida pelo Governo ou pelo Município.

Em alguns casos existem pessoas muito bem intencionadas as quais intermediam no agenciamento de empregados aos empregadores. São pessoas muito bem relacionadas no meio empresarial e muito envolvidas em trabalhos voluntários e no auxilio dos mais carentes.

A utilização de todos os meios de busca de emprego deve ser primordial. Somente assim irá consegui obter êxito pretendido.

Na Agência de Empregos, você faz o seu cadastro, mas não fique esperando que te liguem ou venham te buscar em casa. A partir do surgimento de uma vaga, a mesma será anunciada nos meios de comunicação e você deve estar atento, pois sua agilidade em apresentar-se como candidato à vaga pode ser vantagem em conquistar a mesma.

Muitos candidatos ficam esperando serem chamados. Isto nunca vai ocorrer.

Mesmo quando as vagas são anunciadas nos meios de comunicação, muitos candidatos já podem ter sido encaminhados para atendê-la. O ideal é que você vá todos os dias na agência de empregos para saber das vagas o quanto antes possível.

A sua demonstração de interesse desperta também o interesse das pessoas responsáveis pelo encaminhamento ao ponto de lhe auxiliar na obtenção da vaga, dando dicas, conselhos e até oportunidades de não enviar nenhum outro candidato além de você.

Não espere por milagres, enquanto procura e aguarda pela oportunidade, não se esqueça da sua preparação e qualificação profissional. Conquista a vaga aquele que estiver melhor preparado e dentro do perfil da vaga.

Passei na Entrevista e Agora?

Apresentei meu currículo, fui selecionado. Apresentei-me para a entrevista e fui aprovado.

Conheci meu local de trabalho e recebi algumas informações iniciais.

Amanhã é o meu primeiro dia, mas estou inseguro e com certo medo. Não sei se darei conta das minhas obrigações e responsabilidades.

Este sentimento é normal. Você estará enfrentando algo novo.

Não se preocupe, pois as pessoas que contratam sabem como iniciar um “novato”, ou deveriam saber. Assim não exigem algo que sabem que o novato não saberá fazer ou não poderá fazer.

Todos os novos funcionários passam por um período de adaptação e ajuste na empresa, com os demais funcionários e com suas obrigações e responsabilidade.

Por experiência, tive funcionário novo que acabou desistindo logo no primeiro dia de trabalho.

Algumas vezes, o adolescente não estava preparado psicologicamente, desde a educação escolar, de uma preparação na família e nem no grupo de amigos.

Ele nunca foi exposto a uma responsabilidade sozinho, sempre esteve amparado por alguém da família, um irmão ou os pais.

Na escola, somente fazia trabalho em grupo, mas era aquele que ficava totalmente quieto, com medo de assumir alguma responsabilidade. As vezes que teve que experimentar a responsabilidade, tratou de sair fora, de abandonar a mesma e assim deixando para os outros colegas.

A Demora pela Oportunidade

Alguns novatos ficam ansiosos demais pela falta de oportunidades e também pelo início num primeiro emprego.

Ele deve ser acompanhado pelos Pais, a fim de evitar desespero, uma queda em demasia de autoestima, aonde alguns chegam a entrar em forte depressão.

Estando em depressão, eles perdem totalmente a vontade de procurar por emprego, pelos estudos e até a falta de apetite e alimentação normal. É um risco sério à saúde do adolescente.

Acontece também com algumas pessoas em “desespero”, de aceitarem qualquer tipo de trabalho, mesmo aqueles que não têm nada a ver com a pessoa, seu conhecimento e seu gosto.

Já ouvi relatos de adolescentes dizendo que tinham vontade de tirar a própria vida por não conseguirem encontrar um trabalho, por sentirem-se uma sensação de total inutilidade por este motivo. Temos em algumas famílias uma grande dependência de que o adolescente a partir de certa idade já pode trabalhar e deve assim auxiliar nas despesas da casa. Este tipo de pressão pode provocar depressão séria no adolescente.

Não acredito com tanta facilidade na possibilidade de que tire a própria vidas, mas que possa ingressar no consumo de drogas ou bebidas, isto acredito que possa ocorrer. O adolescente pode inclusive, dependendo das más companhias, entrar num campo muito perigoso que é o de roubar outras pessoas ou até mesmo empresas, na busca de dinheiro para ajudar a família ou para satisfazer as suas próprias necessidades financeiras.

Não Passei na Entrevista

O novato deve batalhar para conseguir o máximo de entrevistas e assim ganhará experiência e conhecimento.

Não passar numa entrevista não é o “fim do mundo”, mas a cada negativa, lições devem ser tiradas.

Terminar com um simplesmente, não fui chamado, é pouco. A partir desta negativa, você deve analisar como foi a entrevista, para tentar encontrar alguma falha.

O não ser aprovado pode simplesmente estar ligado ao perfil. Seu perfil não bateu com o perfil da vaga e pronto.

O ideal é encontrar um motivo justo para a negativa. A partir de um erro, aprenderemos e não o cometeremos novamente.

As Entrevistas

Além da preparação relatada acima, tem ainda a preparação para a entrevista.

Uma entrevista bem planejada e treinada, podem até garantir a vaga. Sem a preparação, a conquista da vaga fica bem mais complicada.

A apresentação pessoal é fundamental. Escolha um traje adequado para a ocasião. Nada de exageros ou demonstração de relaxo ou ainda indiferença. A roupa a ser escolhida tem a ver com o tipo de trabalho e a empresa. Assim, em alguns casos deveremos colocar um traje fino e em outros um traje esporte ou casual.

Nossa sugestão é que participe de um Curso de Marketing Pessoal ou Curso Preparatório para Entrevistas. Existem muitas dicas a serem seguidas com a intenção de garantia de uma vaga.

As dicas vão desde análise psicológica, o traje, a voz, a linguagem corporal, algumas dicas de perguntas mais frequentes, e as respostas prontas e ainda as dicas para o comportamento geral.

As Redes de Contato

Assim como as indicações, as redes de contatos podem ser a garantia de que irá saber das vagas e assim enviar seu currículo e ter até uma oportunidade de emprego.

Todos os seus amigos, vizinhos e parentes devem saber que você está à procura de emprego e assim podem te informar de possíveis vagas. Aqueles que lhe informem sobre vagas, também podem ser os mesmos que lhe indicam para a vaga.

As Indicações

As indicações valem ouro.

Tem um dizer que trata as indicações da seguinte maneira, “Para conseguir emprego é preciso ter QI (Quem Indica)”. Isto define que as indicações são importantíssimas.

Você precisa aprender como obter as indicações, mas devemos admitir, não é nada fácil conquistar tais “dádivas”. Somente obtém indicações quem realmente as merece.

As indicações podem vir de relações familiares, da boa relação dos seus Pais e assim indicarem você para possíveis vagas ou contratações.

Muito cuidado e atenção com as indicações, pois quem te indicou colocou o próprio nome e moral a seu favor. Caso venha a cometer erros, causar problemas, o nome de quem lhe indicou está de certa maneira queimado perante a empresa e seus conhecidos. Uma próxima indicação sua para outro emprego, provavelmente não ocorrerá

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Currículo

Mesmo que este seja seu primeiro emprego, já deve ter criado o seu Currículo.

Antigamente as empresas permitiam que interessados em trabalhar com eles, fizessem uma ficha de solicitação ou pedido de emprego, mas esta ficha foi abolida a muito tempo e a partir de agora, as empresas somente aceitam que você deixe o seu currículo, sendo assim, terá que ter pronto e bem elaborado, para que tenha alguma oportunidade.

Parece um pouco estranho ter que montar um currículo sem ter o que por, mas na realidade, você poderá expressar alguns interesses que podem ser importantes para o avaliador do seu currículo e assim uma possível entrevista ou contratação para experiência.

Currículo bom é aquele composto de uma folha, sem capa, sem cores e sem invenção (mentiras ou informações incompletas). O valor do currículo está em função do seu conteúdo e não na quantidade de folhas.

Dicas para um bom Currículo:
Apresenta um resumo breve, objetivo e conciso, mas ao mesmo tempo deve ser claro, abrangente e verdadeiro sobre a sua experiência passada.
Deve ser cuidadosamente atualizado, muito bem e corretamente escrito, e adequadamente formatado, sem “frescuras”.
Faz você se destacar em uma pilha de outros currículos.
Chama a atenção de quem o lê e faz aumentar as suas chances de conseguir a entrevista de emprego.

Preencher as páginas em branco de um currículo pode ser um grande desafio para quem nunca trabalhou e busca sua primeira oportunidade no mercado, como um estágio ou programa de trainee. Como fazer para convencer recrutadores das suas qualidades profissionais, se elas nunca foram testadas? Dá para montar um currículo atraente com tão pouca informação?

Nesse caso, a recomendação é de que o candidato aposte em três prioridades para ser bem-sucedido: destaque aos estudos (principal atrativo dos jovens profissionais); boa apresentação (texto limpo e esteticamente apresentável) e honestidade.

“Não adianta ficar enchendo linguiça. Síntese é o principal”. O segredo, não está no número de linhas que o currículo terá. O importante, é chamar a atenção de quem selecionará candidatos, para que você seja chamado para uma entrevista.
Formação

Se a prática profissional está em falta, recomendam os especialistas, destaque seus principais “trunfos”: sua formação escolar e/ou acadêmica.

“Colocar sempre o que a pessoa tem de melhor, o mais importante primeiro: a área de estudo”.

Cursos rápidos e treinamentos também merecem registro no currículo – desde que sejam compatíveis com o cargo pretendido. “Cursos de curta duração mostram o interesse e a curiosidade do jovem. Mostram que ele é ‘fuçador’, curioso, dinâmico”.
Intenções futuras

Para quem ainda não começou a cursar a faculdade, vale registrar as pretensões e o compromisso com a qualificação no futuro.

“A pessoa pode acrescentar, se vai ingressar em uma faculdade, que curso irá fazer”.

Informações desse tipo podem ser apresentadas em um tópico à parte, algo como “Pretensões de aperfeiçoamento”, em que o candidato pode mostrar o que pretende fazer para se especializar.

O importante, no entanto, é não transformar seu currículo em um festival de promessas. “Ele pode colocar uma coisa ou outra, mas não se ‘empolgar’ e colocar um monte de intenções”.
Apresentação

Erros de português no currículo são "inaceitáveis" e podem colocar qualquer processo de seleção a perder, segundo os consultores.

"Boa escrita, boa gramática, boa apresentação. Pedir para alguém revisar o currículo e aprender com a revisão; isso é fundamental".

Um bom recurso para amenizar a escassez de informações do currículo inexperiente é a maneira de organizar os dados no editor de texto.

"É importante que ele seja esteticamente agradável, letra em um tamanho bacana, que seja fácil de ler. E é bom centralizar o texto, deixá-lo bem no centro da folha. Uma página está de bom tamanho".

Tópicos sucintos e organizados também são importantes. "Tem que colocar informações de modo que o selecionador passe o olho e já consiga visualizar".
Autoelogios

Descrever qualidades como dinamismo, interesse e iniciativa no currículo é prática não recomendada pelos consultores.

Melhor é deixar que os próprios selecionadores identifiquem suas qualidades na entrevista. "Pode soar arrogante".

A procura pelo primeiro emprego

A conquista do primeiro emprego ou de um estágio não acontece assim tão fácil e nem da noite para o dia.

Ao decidir que está na hora de buscar o primeiro emprego, você deve fazer uma preparação.
Tirar todos os documentos necessários – Carteira Profissional, Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, etc.

Montar um Currículo.
Antigamente as empresas aceitavam que o candidato preenchesse uma “ficha de pedido de emprego”, mas atualmente elas querem o Currículo do candidato.
Algumas empresas exigem uma foto junto ao currículo. O ideal é digitalizar uma foto e imprimir junto com o currículo
Com um bom currículo em mãos, começa a distribuição e a procura pela desejada oportunidade. Não desista!
A redistribuição do seu currículo pode ser refeita a cada 6 meses.
O seu currículo pode ser ajustado para cada opção de empresa ou trabalho.
Ao procurar emprego, você deve comentar com todas as pessoas que conhece, dizendo que está a procura de trabalho (estude sobre Marketing Pessoal e Network). Muitos poderão te ajudar nesta empreitada. As indicações são quase uma garantia de emprego.

Negócio da Família

Alguns adolescentes têm a oportunidade de trabalhar ou assumir o negócio da família e assim relaxam com relação a obter qualquer experiência em outra empresa, pois sabem que já tem garantia de trabalho ou ganho futuramente.

Nenhum filho deve ser obrigado a assumir a empresa da família. Os Pais devem respeitar seus interesse e gostos.

Na realidade, quanto mais os Pais cobrarem que o filho assuma a empresa da família, para ao contrário ele irá, pelo menos na idade da adolescência.

Algumas vezes ao amadurecerem um pouco mais percebam que assumir a empresa da família é um excelente negócio, que é um trabalho que realmente gostam de fazer devido à convivência dentro da empresa.

As Oportunidades

Você poderá estar tranquilo com relação ao seu futuro profissional, esperando sua formação universitária e somente depois disto, preocupar-se sobre onde se colocar.

Uma opção para muitos tida como garantida é assumir os negócios da família e outra mais complicada é irem buscar as oportunidades no mercado de trabalho.

De qualquer maneira você irá enfrentar o “primeiro emprego”, então este livro serve com várias dicas e alertas para não errar já de inicio.

Uma palavra mal usada, um gesto mau pensado, uma apatia momentânea, uma explosão de raiva, uma interpretação errada, uma influência externa em pensamento ou ideia, tudo podem levar o novato a uma perda muito grande, seja profissional ou financeira.

Algumas perdas podem deixar marcas fortes e até traumas na pessoa.

Um Estágio

Para muitos adolescentes, o estágio é uma etapa obrigatória para sua formação de nível técnico, mas estão fatalmente enganados se acharem que estão garantidos num emprego, pois a função do estágio é permitir que o aluno tenha contato e vivência prática do seu aprendizado teórico ou de sala de aulas.

Não existe nenhuma garantia que o estagiário será contratado como efetivo na empresa ou órgão público.

A oportunidade é muito boa e deve ser encarado como tal, e assim o estagiário deve dedicar-se ao máximo na busca da sua efetivação, além da grande oportunidade em praticar e aprender mais.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Os Estudos

A sua prioridade deve ser nos estudos, sendo assim recomendamos que continue estudando e esqueçam por enquanto o primeiro emprego.
Caso tenha mesmo interesse ou necessidade de estar trabalhando, então as coisas devem ser conciliadas de maneira satisfatória para você com seus estudos e para a empresa.
Nenhuma empresa quer alguém trabalhando com a cabeça e a vontade voltada somente para os estudos. A empresa pagará um salário para alguém trabalhar e não para fazer outra coisa.
O governo investe muita grana em programas onde os pais devem garantir que seus filhos continuem na escola, que busquem a formação educacional.
Além da formação básica, o governo oferece também dezenas de opções de cursos para a formação profissional e possibilidades bolsas para todos os tipos de Universidades.
O que normalmente faz com que um filho abandone os estudos e comece a trabalhar cedo serão as dificuldades financeiras. Temos famílias onde o Pai ou a Mãe não conseguem trabalho e assim o sustento da família. Neste momento o filho resolve deixar os estudos e procurar de alguma maneira auxiliar os Pais.

O Teste Vocacional

Alguns adolescentes são incentivados a fazerem um Teste Vocacional, e assim podem ser direcionados desde cedo para uma profissão.
O teste vocacional não deve ser tratado como definitivo, mas somente como uma dica ou avaliação quanto ao gosto, vontade ou dom para determinada área profissional.
Existem dezenas de testes vocacionais, sendo assim, deve optar em experimentar várias e assim tirar uma ideia melhor ou mais completa com relação à qual carreira profissional seguir. Entre estas dezenas de teste, existem muitos com baixa qualidade e com erros de análise ou avaliação, sugerindo assim carreiras erradas. Você deve ter muito cuidado com os resultados, mas eles podem ser considerados como possíveis direções a serem seguidas, pois no final, você saberá realmente qual seguir.
Na total ausência de um desejo ou de muitas dúvidas, o teste vocacional poderá ajudar.
É muito interessante que a criança e o adolescente, tenham desde pequenos, interesse numa ou outra profissão. Para os Pais fica mais fácil auxiliar dando-lhes condições de conhecer a aprender sobre ela.

As Lições da Escola

As escolas, todas elas, independentes de ser em públicas ou particulares, todas têm participação de extrema importância na formação de cada um dos seus alunos.
Desde a convivência e a socialização das crianças em sala de aulas, já são lições para serem levadas por toda a vida.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O que eu vou ser quando crescer

Muitos adolescentes não sabem ou não decidiram ainda em qual área desejam trabalhar, qual carreira quer seguir. Essa indefinição ou indecisão, a qual é normal em certa idade, causa aflição e até estresse no adolescente, fazendo com que o mesmo pense várias vezes no mesmo dia, em parar tudo, fazendo uma mudança radical em sua profissão.
Por indefinição ou pressão, o adolescente pode inclusive entrar em depressão.
O correto é que os Pais auxiliem na escolha de uma profissão. Os Pais devem oferecer todas as informações necessárias para que possam entender e escolher o melhor para si.
O adolescente deve fazer vários cursos de qualificação profissional e preparatórios de nível iniciante, para conhecer e se preparar dentro da sua área de escolha.
Durante cada curso ele terá a possibilidade de analisar melhor se deseja mesmo seguir aquela área como profissão. Um curso já pode dar ideia completa de como será seu trabalho no dia a dia.
É muito interessante fazer o Teste Vocacional, o qual auxilia a esclarecer psicologicamente qual seria a melhor profissão ao adolescente. O resultado de um teste vocacional não é Lei ou Regras, mas sim uma simples ideia, baseada em informações repassadas pela própria pessoa, que podem indicar uma área profissional.
O ideal é que o adolescente comece sua escolha já a partir da infância, mas nada impede que o mesmo mude entre uma e outra carreira ou profissão, pois existem muitas opções de escolha e influências diárias da mídia destacando uma ou outra área.
As mídias existentes hoje, a Internet, o rádio, a TV, os jornais e revistas, são ricos em informações e indicações de caminhos que podem ser seguidos para formação profissional da pessoa. Antigamente, muitos adolescentes escolhiam uma profissão somente por ouvir falar bem dela, mas hoje temos acesso a informações valiosíssimas sobre cada profissão. O adolescente escolhe sabendo muito bem o que é e como é, qual salário, possíveis colocações e se existe mestrado ou pós-graduação para aquela área.

A Influência dos Pais

Muitos Pais querem influenciar seus filhos na escolha da profissão, e muitos querem apenas que o (a) filho (a) siga a mesma profissão dos pais.
Existe uma imposição de certas profissões aos filhos, por interesse no ganho financeiro. Todos sabem que as profissões na área da medicina são as mais rentáveis nos dias atuais. A maioria dos Pais gostaria de ter seu filho formado como Médico. Seguir a carreira da medicina, fazendo algo que não gosta ou não tem vocação, este será um profissional fraco, estressado, infeliz e com serviços de baixa qualidade mesmo.
Alguns Pais põe sobre seus filhos o desejo da realização de seus sonhos profissionais pessoais, querendo que os filhos sejam aquilo que sempre quiseram para si, mas não conseguiram tal realização.

A Proteção da Família

Muitas famílias de classe média e classe média alta, com a intenção de ajudar e proteger seus filhos, oferecendo garantias a eles, que caso ele não queira ou não se dê bem neste emprego ou outro emprego, que não tem problemas, pois a família lhe dá proteção financeira, de maneira que ele possa sair quando bem quiser de qualquer emprego.

 Esta segurança faz com que o filho não se empenhe ou aceite certos tipos de trabalhos ou certos tipos de chefia, e assim seu aprendizado profissional e pessoal serão prejudicados. A existência de uma “superproteção” por parte dos Pais, fará com que este novato, sempre que tenha de enfrentar qualquer tipo de problema ou desafio, ele não o enfrentará e vai correr direto para a proteção da família, dos Pais.

Isto não é uma regra, mas sim uma constatação de ocorrência muito frequente. A proteção da família é também financeira, ele sabe que sempre que necessitar de dinheiro terá os Pais para socorrê-los. Com esta proteção ele não terá preocupação em crescer profissionalmente, pois não precisa galgar novos cargos profissionais, não tem desejo ou interesse em ganhar mais e muitas vezes se satisfaz com uma função simples e salário compatível com esta função.

Aprendizado em casa

Desde criança já estaremos aprendendo lições de extrema importância para a nossa vida profissional. As lições são apresentadas de maneira corriqueira, mas que deixam fortes marcas na criança. A rotina da família ou dos pais, com os horários pré-definidos para as obrigações profissionais e para a alimentação e até mesmo o horário de descanso já indicam à criança como e a vida das pessoas. Quando os pais cumprem seus horários, as crianças já estão aprendendo. As obrigações do casal com relação aos cuidados da casa, do carro, de animais de estimação e os próprios filhos, demonstram e ensinam ordens e responsabilidades. Numa família desorganizada, sem ordem, sem responsabilidade, sem horário pra nada, logicamente que a criança aprenderá a viver assim também e pode considerar tudo isto como normal. Ao chegar na idade ou condição de trabalho, agirá da mesma maneira que aprendeu em casa. Suas chances de sucesso profissional diminuem. O, agora adolescente, terá de aprender na prática, no dia a dia, a maneira correta de trabalho individual e principalmente em grupo ou equipe. Em casa, a criança pode aprender e ser responsável por arrumar sua própria cama, a guardar seus brinquedos quando para de brincar, pode ser responsável por alimentar um animal de estimação, dando-lhe comida e água, isto em horários pré-determinados. As tarefas variam conforme sua idade onde poderemos definir tarefas mais importantes e mais trabalhosas, como por exemplo, lavar as calçadas, lavar o carro, cortar a grama, etc. A continuação do aprendizado da escola deve ser praticada em casa, com os horários definidos para fazer as tarefas da escola, usar o computador, brincar com os amigos, etc.

A boa criação vem desde antes da barriga

Os Pais devem estar atentos principalmente com a saúde própria (do casal), antes da gravidez, e também durante a gestação e depois do nascimento do nenê. Com relação à criança, a fase mais crítica ocorre de 0 até 2 anos. Os cuidados com a saúde deve ser prioridade absoluta. A intenção deste livro não é a de detalhar o assunto geração e criação, mas devemos lembrar que muitas coisas que acontecem neste período terão influência para o resto da vida de uma pessoa. Não esqueçam que cada pessoa tem uma personalidade, um temperamento, um dom ou dificuldade, os quais os Pais não terão a menor possibilidade de influenciar com a intenção de modificar ou corrigir. Aos Pais, basta apenas cuidar e educar. Os Pais devem investir em seus filhos, dando a eles totais condições de desenvolvimento intelectual, educacional, profissional e pessoal. A boa alimentação, os bons livros, o acesso a bons conteúdos, as boas amizades, o convívio normal com a família e amigos de infância. Estas são algumas situações que fazem com que seu filho tenha as oportunidades que precisa para aprender e se desenvolver.

Os Pais

Os Pais são os responsáveis por toda uma preparação para a vida. Uma responsabilidade muito grande mesmo. Quando uma família é bem estruturada na parte emocional e financeira, as coisas ficam mais fáceis. A boa criação vem desde os Avós, dos Pais, para os filhos, Netos, Bisnetos, e assim segue. Não existe nenhuma garantia que numa “boa família” não irá surgir um filho (a) problemático (a), pois muitas coisas envolvem essa criação. Os problemas podem surgir muito antes de uma Mãe engravidar. Cabe aos Pais acompanharem e educarem seus filhos para o lado do “Bem”, afastando de todos os males que os rondam. Por experiência, temos as “más companhias” como as piores pragas na adolescência e juventude. São elas que desviam seus filhos para o lado ruim, o lado das bebidas e principalmente para o lado das drogas. As más companhias põem opiniões e conceitos na cabeça dos seus filhos, contrários à boa educação e vida, fazendo-os enfrentar os Pais, contrapondo ideias, criando assim um clima totalmente desfavorável para a conversa e o entendimento.

Você, adolescente...

Você está pronto para iniciar-se na carreira profissional? Veremos tudo que ocorreu e poderá ocorrer até chegar o momento para alcançar o sucesso, principalmente o pessoal, pois o profissional será resultado dele. Estar pronto, algumas vezes acaba sendo uma obrigação de trabalhar para defender-se financeiramente ou para completar a renda familiar ou suporte financeiro para enfrentar sua graduação. Em famílias, onde existe certa independência financeira, o estar pronto tem a ver com o conhecimento adquirido, formação, definição de carreira, etc., sem obrigação financeira para a sobrevivência. A grande maioria dos adolescentes quer mesmo é certa independência financeira, isto é, não ficar dependendo dos Pais para tudo. A independência para investir seu dinheiro onde desejam. O adolescente bem criado, normalmente deseja investir em cursos ou em bens duráveis como na compra de imóveis, uma moto ou ainda um carro.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

No Primeiro Emprego

Nossa intenção, neste blog, é o de apresentar vários enfoques que envolvem as pessoas e as empresas, desde o seu primeiro dia de trabalho até a chegada ao topo, ao sucesso pessoal e profissional e todas as possíveis dificuldades ou dúvidas que surgem no transcorrer da adolescência e na fase adulta.
O nosso livro “No Primeiro Emprego” está sendo escrito com base em experiências vividas, primeiro com a experiência própria, com vários erros e alguns acertos, até firmar-se profissionalmente.
Depois, na experiência vivida em várias empresas, de todos os portes, com a contratação e acompanhamento de jovens em seu primeiro ou primeiros empregos. Foi assim tivemos conteúdo suficiente para este livro, o qual, temos certeza que irá auxiliar muitos destes jovens, quando iniciarem-se profissionalmente, a partir do momento da procura do seu primeiro emprego.
Este blog poderá auxiliar os profissionais de Recursos Humanos de pequenas, médias e grandes empresas, como os Gerentes, Supervisores, Chefes de departamentos e proprietários de pequenas empresas.
O adolescente, seja rapaz ou moça, precisa desta ajuda, pois somente assim poderão ter um início correto e proveitoso, do contrário eles, seus pais e seus chefes, cometerão vários erros que podem deixar traumas no jovem a caminho do profissionalismo. Carreiras promissoras podem sofrer um retardo no seu destaque, na sua decolagem profissional. Não podemos desperdiçar ou perder os talentos por erros básicos.
Aos Pais, fica a responsabilidade de preparação e acompanhamento desde a infância e principalmente no período da adolescência. Muitos erros são cometidos pelos Pais durante a adolescência e o jovem profissional paga caro por todos estes erros. O adolescente tem muitas dúvidas com relação à sua carreira, sua profissão, seu talento, sobre qual área de estudos seguir e sua vocação. Alguns mudam mais de uma vez de carreira num mesmo dia.
As dúvidas são muitas além da grande insegurança. A escada a ser subida será pequena ou grande, mais ou menos inclinada, cada degrau vencido terá mais ou menos valor, isto varia para cada pessoa e em cada ambiente. O que resulta do seu esforço na subida destes degraus, será a glória e o sucesso que conseguirá conquistar.
Para muitos, o sucesso é a riqueza, o destaque social e para outros é a realização pessoal e profissional. Nada melhor do ter uma vida digna, fazendo aquilo que mais gosta.